Os silos metálicos IMOTO para os sistemas de micro dosagem são projetados com foco na operação das matérias primas de difícil manipulação, alto custo, que oferecem riscos ou são agressivas aos equipamentos, sendo em muitos casos complexas na operar.
Nestes casos fazemos a diagramação de todos os itens em atenção estrita às limitações que cada um oferecem, dispondo de estratégias e soluções que se traduzem no melhor custo-benefício para o seu projeto, priorizando a facilidade de limpeza, segurança operacional e durabilidade. Além disso, recomendamos o número, formato e tamanho dos silos para garantir a máxima produtividade e a qualidade dos micro ingredientes.
As balanças para micro dosagem são projetadas para maximizar a precisão do processo. O número será definido em função da variedade e quantidade de cada matéria prima a ser utilizada.
Trabalham em paralelo para otimizar o tempo de operação eliminando os tempos ociosos. São utilizados pulmões para eliminar a ociosidade de carga e descarga de modo a melhorar a produtividade do conjunto de equipamentos.
As roscas são projetadas para a máxima precisão em função dos materiais aplicados serem de difícil fluidez, aplicados em pequenas quantidades e o desperdício ser representativo pois são caros. Elementos estruturais deste tipo de equipamentos são fabricados em aço carbono com pintura padrão industrial. A Roscas dosadoras de premix (sistema de micro dosagem) obrigatoriamente serão fabricadas em aço inox.
Nas situações em que os volumes de aplicação são pequenos, a variedade é grande e o risco da contaminação entre formulações é alto, é necessário a adoção e um equipamento construído na forma de uma mesa metálica, denominada de carrossel.
O diâmetro pode variar, mas o mais usual mede 2,50 metros, para facilitar a manipulação da matérias-primas e dos ingredientes armazenados em 15 gavetas de diversos tamanhos 5,00, 10,00 e 50,00 litros, para facilitar o trabalho de dosagem destes ingredientes para formar os pacotes de micro dosagem. O equipamento permite ao mesmo tempo aumentar a precisão da operação pois é possível movimentar o conjunto de gavetas de maneira circular, fazendo com que o operador permaneça estático, em posição ergonomicamente projetada.